Doutora, meu filho tem muita infecção de ouvido. Por quê? O que fazer?

Doutora, meu filho tem muita infecção de ouvido. Por quê? O que fazer?


Com a introdução maciça das mulheres no mercado de trabalho, houve mudança dos hábitos familiares: as crianças são levadas mais precocemente a berçários, creches e escolinhas, e o aleitamento materno ocorre por período mais curto. Essa mudança ocasionou um aumento da incidência de otite média aguda, principalmente nas crianças pequenas. A otite média aguda recorrente é a ocorrência de três episódios de otite média aguda em seis meses, ou quatro ou mais episódios em 12 meses, com, pelo menos, um episódio nos últimos 6 meses. A incidência de otite média aguda é maior nos dois primeiros anos de vida.

Ao ingressar na creche, a criança entra em contato com vários vírus e bactérias. Cada vez que ela entra em contato com um vírus respiratório novo, o processo se repete: a infecção viral provoca lesões na mucosa respiratória, alterando a resposta imune e a aderência bacteriana. Além disso, provoca disfunção da tuba auditiva, levando a uma pressão negativa na orelha média, podendo haver aspiração das bactérias patogênicas que colonizam a nasofaringe até a orelha média, resultando em otite média aguda.


Para prevenir a otite média aguda, siga os seguintes passos:

  • Atrase o ingresso na creche pelo menos até os 2 anos de idade da criança;
  • Amamente o bebê pelo menos até os 6 meses de idade;
  • Mantenha as vacinas de seu filho atualizadas;
  • Não permita que a criança seja amamentada deitada, evitando assim refluxo para o aparelho auditivo;
  • Não fume nem permita que fumem perto de seu filho;
  • Reduza ou elimine o uso de chupeta após os 6 meses de idade. Em alguns casos (adenoidectomia e tinpanotomia), um otorrinolaringologista deve ser consultado.

    Dra. Paula Cardoso - CRM 3608 | RQE 2024
    Pediatra



    Fonte: Facebook - Draª Paula

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    %d blogueiros gostam disto: